quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O patriotismo e o Hino Nacional

"Por piores que os nossos governantes sejam, fomos nos que os colocamos onde estão". Isso todos nós estamos carecas de ouvir e, mesmo assim, não aprendemos. Mas se tem uma coisa que eu respeito neste país, é o Hino Nacional Brasileiro pois, apesar da situção não estar boa pra ninguém, temos que fazer a nossa parte para termos esperança de que, um dia, isso vai mudar.

Não é de hoje que vemos em filmes americanos as casas com a Bandeira Nacional hasteada. Não estou aqui pra babar ovo de americano, mas eles são um exemplo de patriotismo. Me lembro que depois do ataque do 11 de setembro de 2001, fiquei sabendo de uma história muito interessante. Um conhecido meu estava no telefone com um amigo americano nesse mesmo dia. Assim que ele soube do ataque à primeira torre, ele pediu lincença ao telefone e disse: "Preciso hastear a bandeira americana, pois meu país está em guerra. Eu estou em guerra". Seria um americano com raiva do que estava acontecendo? Ou querendo acabar com todos os muçulmanos da Terra? Não! Eles fazem isso mesmo! E não só sobre ataque terrorista.

Aqui no Brasil nós também somos patriotas. De 4 em 4 anos. Ah, a Copa do Mundo! Que beleza! Bandeiras nas varandas dos apartamentos, nos carros e até na cabeça, em forma de bandanas. Todo mundo feliz, vestindo verde e amarelo! Inclusive os jogadores, que têm o maior orgulho em vestir a amarelinha. Agora pensa rápido e me diz, quantos jogadores brasileiros cantam o Hino Nacional Brasileiro antes do jogo?

Já que entrei no assunto do futebol, vamos falar do Hino Nacional nos estádios de futebol, o que é uma vergonha. Se 10% das pessoas cantarem o Hino é muito, muito mesmo. Se desses 10%, um quinto tirasse o boné em sinal de respeito, já seria bom! Isso sem contar os que nem sabem a letra. Era bem aqui que eu queria chegar. A letra do Hino Nacional Brasileiro! Tenho certeza que você não sabia que a introdução do Hino Nacional tem letra, né? Sério, tem sim. Pra provar, eu estou colocando este vídeo abaixo, de uma senhora daqui de Santos-SP que, dando um exemplo de civismo, ensina muito da história esquecida deste País.


3 comentários:

Gordo disse...

Muito interessante, não fazia idéia que tinha letra na "introdução instrumental" do hino!!
A senhora tá com toda a razão e da pra perceber total indignação, daqui a pouco não tem mais hino, e a bandeira só será utilizada em Copas do mundo mesmo...!!
Belo post Rodrigo!!
Beijos do Gordo UOU!!

Unknown disse...

de 2 em 2 anos.. pq tem olimpiada tbm! hahaha..
mas é isso ae irmão.. aplaudir tbm é falta de respeito.. mas no estádio todo mundo aplaude.. hahaha..

Ps: estreiou a season nova de heroes, house e fringe.. :*

2¹³ disse...

...que teu formoso seio risonho e límpido resplandeça as margens plácidas do cruzeiro florão da américa salve salve....límpido....